Bilac Pinto recebe delegação do Governo de Goiás

m_DSC_0504

O Deputado Federal e secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Bilac Pinto, recebeu, nesta sexta-feira (20), a delegação do Governo do Estado de Goiás no aterro sanitário de Itajubá, no Sul de Minas. Chefiada pelo secretário de Estado de Cidades, Igor Monteiro, a visita da comitiva goiana visa conhecer o trabalho pioneiro do Governo de Minas em relação aos consórcios intermunicipais na área de destinação final resíduos sólidos. A agenda no sul de Minas foi marcada ainda por uma apresentação técnica sobre o funcionamento do Consórcio Intermunicipal do Alto Sapucaí (Cimasas).

O Aterro Sanitário de Itajubá é o primeiro construído por meio de Consórcio Público de municípios na área de gestão de resíduos através do fomento do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). O Aterro ,que foi construído em 2009 com auxílio financeiro do Estado, recebe resíduos dos seis municípios integrantes do Consórcio (Delfim Moreira, Piranguinho, Piranguçu, Itajubá, Wenceslau Brás e São José do Alegre).

Para o deputado Bilac Pinto, o incentivo dado pelo governo de Minas a união das cidades na questão  relativa a destinação final  de resíduos vem surtindo efeito positivo tanto na melhora da qualidade de vida da população quanto para o desenvolvimento regional. “O exemplo do Alto Sapucaí mostra quanto é positiva a política dos consorciamentos. Antes do Aterro o lixo das cidades do entorno de Itajubá eram jogados num lixão a céu aberto provocando doenças e contaminação do solo e dos rios o que gerava problemas ambientais e na saúde pública. Com a obra, os resíduos passarão a ser destinados de forma correta, melhorando assim a qualidade de vida da população de toda uma região” contou.

Destaque nacional

O trabalho desenvolvido em Minas com os consórcios de resíduos sólidos é hoje reconhecido em todo o país e desperta o interesse de outros Estados que procuram alternativas para acabar com os lixões, como é o caso do governo de Goiás que quer levar a experiência de sucesso da gestão mineira.

“A ideia é fazer em Goiás o que é feito hoje em Minas, por isso estamos aqui para conhecer experiências de sucesso como está de Itajubá e que colocam Minas Gerais como o Estado mais avançado nesta área no país.” Destacou o secretário de Estado de Cidades de Goiás, Igor Montenegro

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru)

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.