Deputados Estaduais PL Minas

Alessandra Diniz Portela Silveira

Nascida em Belo Horizonte, é advogada, professora universitária e mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade com MBA em Governança, Riscos e Compliance.

Tem mais de 12 anos de experiência em políticas públicas, atuando principalmente nas áreas de Direitos Humanos, Desenvolvimento Local e Gestão Ambiental.

Filha do deputado federal Lincoln Portela (PL) e irmã do deputado estadual Léo Portela (PL), promete atuar em defesa da vida e da família tradicional, contra a ideologia de gênero, contra o aborto e a favor de uma escola sem partido.

Antonio Carlos Arantes nasceu em Jacuí, casado com Sirlene, pai de Carlos Eduardo e Mariane e avô do Felipe. É produtor rural. Tornou-se Prefeito de Jacuí em três mandatos, tendo o primeiro ocorrido em 1989, o segundo em 1997 e o terceiro em 2001.

Com uma aprovação tão expressiva nas eleições municipais, seus horizontes políticos se abriram para jornadas mais ousadas, foi eleito deputado suplente em 2002, assumido o cargo por dois meses. Em 2006 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2010, 2014, 2018 e 2022, sendo que nessa última eleição foi o quarto deputado estadual mais votado, com 119.686 votos.

No mandato atual, é 1º Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Exerceu diversos cargos na ALMG:
  • Presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG.
  • Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa.
  • Presidente do Frente Parlamentar do Cooperativismo – FRENCOOP/MG.
  • Presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio dos Lojistas e Prestadores de Serviços de Minas Gerais.
  • Presidente da Frente Parlamentar Pela Valorização do Setor Suco energético.
  • Presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura.
  • Membro Efetivo da Comissão Extraordinária do Idoso da ALMG.

Arantes é um parlamentar muito atuante e sempre procura ampliar suas frentes de trabalho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, seja como primeiro vice-presidente, como presidente de comissões temáticas ou de frentes parlamentares. Atua em favor dos produtores rurais, do cooperativismo, dos hospitais, escolas, rodovias, do social, do desenvolvimento da economia dos municípios e trabalha para melhorar a cada dia a vida do povo de nossa Minas Gerais.

Bruno Castro Engler Florêncio de Almeida é coordenador do Movimento Direita Minas, dedicado à retomada cultural e à promoção dos valores conservadores em Minas Gerais. Obteve 637.412 votos distribuídos em todo o Estado, sendo mais votado da história de Minas Gerais.

Em seu mandato na Assembleia, pretende priorizar a retomada cultural, por meio da defesa dos agentes de segurança, a militarização de escolas públicas com problemas de disciplina e baixo desempenho, lutar contra a ideologia de gênero, inversão de valores, doutrinação nas escolas e privilégios dos políticos.

Carlos Henrique Coelho De Campos

Trabalho, educação e disciplina. São alguns dos lemas que norteiam a atuação do Deputado. Mineiro de Barbacena, é médico-veterinário e Coronel do Exército Brasileiro. Graduado e Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, é doutor pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e pós-doutor pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou durante 23 anos na Academia Militar das Agulhas Negras, onde foi diretor do Hospital Veterinário. Também foi professor e diretor da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, entre 2007 e 2012.

Foi Presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia de Minas (2019-2020), onde é o atual vice-presidente e trabalha pela implementação de políticas públicas que valorizem os produtores rurais e os médicos-veterinários, profissionais fundamentais para o crescimento do agronegócio. Uma de suas principais bandeiras é de dignificar a atividade dos produtores de Leite no Estado, através do incentivo à cadeia, fomentando debates, campanhas e participando
de eventos da área.

Preside ainda a Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Cívico-Militares no estado de Minas Gerais, implementando políticas que viabilizem a ampliação destas instituições de ensino, em escolas públicas mineiras. Já são mais de 20 Escolas Cívico-Militares no Estado, em cidades como Araguari, Belo Horizonte, Barbacena, Contagem, Ibirité, Itajubá, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Montes Claros, Pouso Alegre, São João Del Rei, Três Corações, Uberlândia, Uberaba e outras diversas cidades, todas conquistadas com o intermédio do trabalho do Deputado Estadual Coronel Henrique.

A Valorização das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) também é destaque em seu mandato. Membro da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, apoia projetos que interfiram diretamente na formação dos jovens mineiros, como os Tiros de Guerra que são importantes ferramentas de valorização do futuro dos jovens. São mantidos pelas prefeituras, em parceria com o Exército Brasileiro, em 37 municípios mineiros. Neles, os jovens prestam o serviço militar obrigatório, durante 2h por dia, de 6h às 8h, sendo formados como Atiradores, e instruídos com os princípios do Exército Brasileiro, sem que prejudiquem seus estudos.

Coronel Henrique também prioriza a defesa dos investimentos em Saúde e em Segurança Pública, conhecendo as demandas dos municípios mineiros, e contribuindo com a saúde e com o bem estar do povo de Minas Gerais, através de emendas parlamentares.

Foi reeleito Deputado Estadual para a legislatura 2023-2027, nas eleições de outubro de 2022, onde obteve mais de 34 mil votos em mais de 700 municípios mineiros.

Cristiano Caporezzo Araújo Pires Ferreira

O vereador de Uberlândia Cristiano Caporezzo (PL), obteve 52.168 votos conquistando uma das 77 cadeiras de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Migrante nordestino do sertão potiguar, ingressou na PMMG em fevereiro de 2009 na cidade de Unaí, como policial militar, atuou por 12 anos na linha de frente do combate ao crime. Também é Bacharel em Direito pela faculdade de Extrema no Sul de Minas.

Como vereador, se destacou no cenário político brasileiro ao enfrentar as medidas restritivas de direitos durante a pandemia do vírus chinês, conseguindo aprovar a primeira lei do Brasil que proibiu a exigência do passaporte sanitário, inclusive foi elogiado pelo Presidente Jair Bolsonaro por essa razão.

Caporezzo foi o responsável direto, juntamente com o Deputado Junio Amaral, por trazer para Uberlândia a primeira escola Cívico Militar do interior de Minas Gerais.

No campo econômico, defende a livre iniciativa, a livre concorrência, o agronegócio e a menor intervenção do estado na economia.

Cristiano Caporezzo é cristão, conservador, armamentista, pró-vida e a sua principal luta é pela liberdade. Enquanto deputado na ALMG, continuará defendendo os valores sociais tradicionais das famílias mineiras, lutando pela dignidade da pessoa humana, liberdade, segurança pública e pela preservação da pureza de nossas crianças, posicionando-se contra as pautas “progressistas” como ideologia de gênero e aborto. Inimigo declarado da esquerda, Caporezzo considera o comunismo a pior mazela civilizacional do nosso tempo.

Gustavo de Vasconcellos Moreira

Empresário e produtor rural. Nascido em Belo Horizonte, pai de Gustavo Santana, filho de Lourdes Rocha e José Santana de Vasconcellos Moreira, que foi deputado federal e estadual por dez mandatos.

Reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, com votação, em sua maioria, nas regiões Norte de Minas, Central, Rio Doce, Noroeste de Minas, Mata, Sul de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Entre suas preocupações estão a escassez de água, a geração de empregos, a segurança pública e o apoio ao setor produtivo em especial ao agronegócio.

 Na 18ª Legislatura, exerceu o cargo de vice-líder do governo e foi membro efetivo das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Agropecuária e Agroindústria. Também atuou nas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Minas e Energia.

Atualmente é presidente da bancada do Partido Liberal – PL e membro efetivo das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Agropecuária e Agroindústria e suplente das comissões de Segurança Pública e Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

Foi agraciado com as seguintes condecorações:
  • Prêmio 100 melhores de 2016 de João Monlevade;
  • Grande Medalha da Inconfidência;
  • Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek;
  • Medalha Santos Dumont;
  • Medalha do Mérito do Ministério Público;
  • Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmin, do Tribunal de Contas;
  • Diploma de Honra ao Mérito Legislativo da cidade de Bom Jesus do Amparo;
  • Certificado de Honra (pelos serviços prestados) da Cidade de Malacacheta;
  • Comenda Martins da Costa, no evento em homenagem ao Muriaeense;
  • Moeda comemorativa dos 10 anos da Academia de
  • Bombeiros Militar em agradecimento ao meu apoio à corporação;
  • Título de Cidadão Benfeitor da cidade de Espinosa;
  • Homenageado pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar como “Guardião da Pampulha”;
  • Medalha Comemorativa dos 120 anos de Itaúna;
  • Medalha do Mérito Legislativo no grau Mérito Especial;
  • Certificado “Verbas Parlamentares Salvam Vidas” da
  • Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais
  • Medalha Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
  • É também cidadão honorário dos municípios de Ubaporanga, Teófilo Otoni, Cabeceira Grande, Itaúna e Ipanema.

Sandro Lúcio Fonseca

Nasceu em Galiléia (Vale do Rio Doce), Minas Gerais, em 24 de julho de 1964, (58 anos). É casado com Valéria Libório Sinhorini Fonseca, com quem teve dois filhos, Hudson Libório Sinhorini Fonseca e Marco Aurélio Libório Sinhorini Fonseca. É Coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais.

Foi eleito para o seu primeiro mandato como Deputado Estadual de Minas Gerais com 48.533 votos em 2018, sendo reeleito em 2022 para exercer seu segundo mandato, com 65.173 votos.

Defensor das bandeiras de direita e apoiador de Jair Bolsonaro, tem atuado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nas Comissões de Educação como membro efetivo e como Presidente na comissão Extraordinária das Privatizações.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – FADIVALE (2001), especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública, na Fundação João Pinheiro do Estado de Minas Gerais e especialista em Segurança Pública pela Escola Superior de Polícia Militar (ESPM) do Rio de Janeiro. Ingressou na PMMG em 1983 onde iniciou o Curso de Formação de Oficiais, na Academia de Polícia Militar em BH, sendo declarado Aspirante a oficial no dia 10 de outubro de 1987.

Durante a ativa na PMMG teve uma excelente atuação, cumprindo os seguintes cargos:
  • Assessor de Comunicação Organizacional da PMMG;
  • Assessor de Recursos Humanos da PMMG;
  • Comandante da 1ª Companhia de Policiamento Florestal em Governador Valadares;
  • Comandante do 19º BPM sediado em Teófilo Otoni;
  • Comandante do 43º BPM sediado em Governador Valadares;
  • Comandante da 15ª Região da PMMG sediado em Teófilo Otoni;
  • Diretor-Geral da TEO TRANS em Teófilo Otoni – Autarquia de Trânsito da Cidade de Teófilo Otoni;
  • Diretor Executivo da Fundação Percival Farguhar – Univale;
  • Diretor da Faculdade União Capixaba de Ensino Superior em Vitória no Espírito Santo.
Pelo brilhante trabalho prestado durante sua carreira, recebeu inúmeras homenagens e comendas:
  • Medalha Mérito Militar – Grau Bronze e Grau Prata;
  • Medalha de Mérito da Defesa Civil;
  • Medalha Teófilo Otoni;
  • Medalha Alferes Tiradentes;
  • Medalha Mérito Profissional;
  • Medalha da Inconfidência Mineira;
  • Título de Cidadão Honorário de Teófilo Otoni.

Tem atuado firmemente na Assembleia Legislativa para legislar em favor dos ideais de direita, na comissão de Educação, como membro efetivo, na comissão Extraordinária das Privatizações, como Presidente, e, suplente, nas comissões de Segurança Pública e também de Desenvolvimento Econômico.

Sheila Aparecida Pedrosa de Mello

Sheila Aparecida Pedrosa de Melo é mãe do José e dos trigêmeos Marcos, Moisés e André, delegada de Polícia Civil. Casada com o deputado Federal Charlles Evangelista, Sheila é Juiz-forana de coração, suas principais bandeiras são: a valorização das forças de segurança, a defesa das mulheres, o combate à pedofilia, a luta contra o trabalho escravo e o crescimento econômico da Zona da Mata e do Sul de Minas.

É bacharel em Direito, formada pela Fundação Toledo Prudente, de Presidente Prudente (SP), e pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi inspetora da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante seis anos. Depois disso, tornou-se delegada da Polícia Civil, exercendo a função em Ubá (Zona da Mata) e Juiz de Fora, onde foi titular do Núcleo de Ações Operacionais (NAOP), delegada de Trânsito, titular da Delegacia de Mulheres e a primeira mulher a se tornar titular da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora.

Assumiu, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi reeleita em 2022 para continuidade do seu trabalho como deputada estadual. Atualmente é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG e presidente da Frente Parlamentar pela Retomada das Obras do Hospital Regional.

Na atuação como titular da Delegacia de Mulheres combateu crimes de violência e violação contra mulheres e crianças, realizou centenas de palestras em escolas e igrejas alertando pais e filhos sobre crimes virtuais, combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, violência doméstica e outros temas relevantes.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais também preside a Frente Parlamentar Mista Juntos contra a Pedofilia, que reúne profissionais e especialistas na defesa dos direitos da Criança e do Adolescente e promove ações e estudos sobre a temática.

Washington Fernando Rodrigues

Mais conhecido como Sargento Rodrigues, é um policial militar e político brasileiro do estado de Minas Gerais. Nasceu em Itupeva, distrito de Medeiros Neto, no dia 30 de maio de 1964. Atualmente, exerce o sexto mandato consecutivo como Deputado Estadual em Minas Gerais. Foi eleito a primeira vez em 1998, pelo PL. Foi reeleito em 2002, 2006, 2010 e 2014, pelo PDT. Em 2018, foi reeleito pelo PTB, sendo o segundo deputado estadual mais bem votado em Minas Gerais, com 123.648 votos.

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Una (2011) e Comunicação Social pelo Centro Universitário Uni-BH (2004). Pós-graduado em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Gestão Pública, pela Fundação João Pinheiro (2018). Sargento Rodrigues também foi membro do Conselho Estadual Anti-Drogas – Conead, nos anos de 2001, 2002 e 2003, e do Conselho de Defesa Social de Minas Gerais, em 2003 e 2004.

A família mudou-se para Belo Horizonte em 1968, quando, aos 4 anos de idade, Rodrigues tornou-se órfão de pai. Oriundo de uma família humilde, começou a trabalhar aos 13 anos como vendedor ambulante de jornal e, aos 15, trabalhou como auxiliar de produção da Ranel Bijouterias. Com 16 anos, foi vigilante mirim do Centro Salesiano do Menor – CESAM e, aos 18, office boy e auxiliar de tesouraria na Cisa Veículos. Ingressou na carreira policial militar aos 20 anos, como soldado no Batalhão de Trânsito, onde permaneceu por três anos. Após ter sido aprovado no concurso para Cabo, foi transferido para o 5º Batalhão, no qual obteve o primeiro certificado de destaque operacional de sua carreira de policial militar.

Devido ao empenho no exercício da profissão, foi transferido para o antigo Batalhão de Choque, para atuar na Companhia ROTAM. Em 1989, foi para a Academia de Polícia Militar e, em julho do mesmo ano, se formou Sargento, permanecendo na ROTAM até 1993. Nesse ano, passou a trabalhar no COPOM – Central de Operações da Polícia Militar, como operador de rádio. Em junho de 1997, voltou para o 5º BPM, no radiopatrulhamento. No dia 13 de junho de 1997, a Polícia Militar mineira saiu às ruas para reivindicar seus direitos, fato este que se tornou parte da história de Minas. O Movimento nasceu do sofrimento vivido pelos policiais que clamavam por justiça e igualdade. O Sargento Rodrigues, um dos líderes de Movimento, foi aclamado pelas praças, na Praça da Liberdade, para fazer parte da Comissão de Negociação e se destacou pela coragem e determinação em defender os interesses da classe. Por liderar esse movimento histórico, foi expulso da PMMG, com outros 185 companheiros.

Antes mesmo do Movimento de 1997, Rodrigues já se interessava pela carreira política, por acreditar que era a única forma de lutar contra as injustiças e por melhores condições de trabalho para os militares mineiros, sem ser perseguido e tolhido por superiores. Munido por esse sonho, candidatou-se a vereador em Belo Horizonte no ano de 1996, pelo PMN. Obteve 2.674 votos, ficando como primeiro suplente. Já naquela época, apesar do anonimato, Rodrigues foi o policial mais votado do Estado. Em 1998, desempregado, mas já conhecido como Líder do Movimento Reivindicatório das Praças da PMMG, candidatou-se a Deputado Estadual pelo PL e foi eleito pela primeira vez.

Atuação Parlamentar na ALMG:

Atualmente, filiado ao PL, exerce o sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1999. Atuante na área de segurança pública, preside, pela sexta vez, a Comissão de Segurança Pública. Desde as eleições de 1998, é o deputado estadual votado no maior número de municípios: em 1998, foram 801; em 2002, 841; em 2006, 837; em 2010, 844; em 2014, 846 e, em 2018, obteve votos em 852 dos 853 municípios mineiros.

Primeiro mandato (14ª Legislatura 1999 a 2003) – Em 1998, já conhecido como Líder do Movimento Reivindicatório das Praças da PMMG, candidatou-se a Deputado Estadual pelo PL e foi eleito com 74.594 votos, consagrando-se o segundo deputado mais bem votado do Estado.

Segundo mandato (15ª Legislatura 2003 a 2007) – Em 2002, foi reeleito pelo PDT, com 78.183 votos. No biênio 2003/2004, presidiu a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da qual foi membro efetivo nos anos de 2005 e 2006. Também fez parte da Comissão de Administração Pública e foi membro do Conselho Estadual Anti-Drogas – CONEAD, nos anos de 2001, 2002 e 2003, e do Conselho de Defesa Social de Minas Gerais, em 2003 e 2004.

Terceiro mandato (16ª Legislatura 2007 a 2011) – Em 2006, foi reeleito pelo PDT, com 66.941 votos. Foi 3º Secretário da Assembleia Legislativa. No biênio 2007/2008, presidiu pela segunda vez a Comissão de Segurança Pública e foi membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça.

Quarto mandato (17ª Legislatura 2011 a 2015) – Em 2010, foi reeleito pelo PDT, com 94.312 votos. Atuou como Líder da Bancada do partido e foi presidente da Executiva Municipal, além de membro efetivo das Comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos.

Quinto mandato (18ª Legislatura 2015 a 2019) – Em 2014, foi reeleito com 98.841 votos. Foi novamente presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG e presidente do Partido Democrático Trabalhista de Belo Horizonte (PDT-BH). Em março de 2018, filiou-se ao PTB.

Sexto mandato (19ª Legislatura 2019 a 2023) – Em 2018, foi reeleito pelo PTB, com 123.648 votos, consagrando-se o segundo deputado mais bem votado do Estado. Atualmente, preside pelo sexto biênio a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

Sétimo mandato (20ª Legislatura 2023 a 2027) – Em 2022, foi reeleito pelo PL, com 76.039 votos.