Presidente do PR Minas profere palestra na Fertilizer Latino Americano 2013

web-fertilizer-1

O deputado e presidente do PR Minas, Bernardo Santana, proferiu palestra na 5ª Conferência anual sobre fertilizantes – Fertilizer Latino Americano 2013, realizada pela primeira vez no Brasil, em São Paulo. Realizado pela CRU*, com o apoio do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), de 20 a 22 de janeiro, o evento tem como objetivo atender a grande demanda da indústria de fertilizantes, tanto nacional quanto internacional, por informações atualizadas e confiáveis sobre a evolução da oferta e demanda desses insumos nos próximos anos.

Bernardo Santana falou sobre a importância de o Brasil investir na produção de agrominerais – matéria prima essencial para a fabricação de fertilizantes -, uma vez que o país, com posição consolidada entre os maiores produtores agrícolas do mundo, ainda depende da importação dos principais insumos da cadeia produtiva de fertilizantes para desenvolver, efetivamente, o grande potencial de expansão do seu setor agrícola.

Segundo projeções do setor brasileiro de fertilizantes, a tendência é de que o aumento das importações – que variou entre 3,5% e 4% ao ano nos últimos três anos –, mantenha esse mesmo ritmo pelo menos até 2017, quando então novos projetos da indústria nacional estarão operando, podendo trazer algumas mudanças para o cenário nacional.

O presidente do PR Minas apresentou o Plano Nacional de Mineração, do Governo Federal, que traça as políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento do setor de agrominerais. Ele corrobora com o posicionamento do Governo de que este setor é estratégico para a economia nacional, sendo necessários investimentos para que o Brasil seja autossuficiente na produção de fertilizantes.

O parlamentar também destacou a necessidade do Brasil aumentar sua produtividade para abastecer o mercado mundial, o qual demanda cada vez mais alimentos, tendo em vista o crescimento populacional.

*A CRU Events organiza conferências e exibições globais nas áreas de mineração, metais e fertilizantes.

Fonte: www.bernardosantana.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.