Deputado Aelton Freitas apoia retomada das obras do Trecho da Ferrovia Norte e Sul

O trecho Lote 5 em Minas Gerais está com a construção em andamento
A ferrovia Norte Sul (FNS) que tem início em Barcarena no Pará e vai até o Rio Grande no Rio Grande do Sul cortando todo o Brasil foi projetada para promover a integração nacional entre diferentes regiões do país, minimizar custos de transporte e interligar os interiores dos estados brasileiros. Por meio das suas conexões com ferrovias novas e existentes ela será a grande responsável por transportar um dos principais alimentos que consumimos: os grãos.

O lote 5, um dos trechos que foi identificado como forma de mapear a região de Minas Gerais se encontra em fase de implementação e conta com o apoio do deputado federal Aelton Freitas (PR/MG) na efetivação das obras.

“Estamos na luta para conseguir recursos para que o término das obras da ferrovia Norte e Sul, em Minas Gerias, identificada como Lote 5 terminem o quanto antes. Junto com apoio do ministério dos Transportes e a VALEC vamos conseguir concluir com êxito a ferrovia que serve de acesso as principais cidades brasileiras”, afirma o deputado.

A construção da FNS foi iniciada por trechos, na década de 1980, a partir de sua ligação com a Estrada de Ferro Carajás. O traçado inicial previa a construção de 1.550 km, de Açailândia (MA) a Anápolis (GO), de modo a cortar os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008, foram incorporados a esse traçado os trechos de Barcarena (PA) a Açailândia (MA) e de Ouro Verde (GO) a Panorama (SP).

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, falou recentemente que a obra do trecho sul da ferrovia Norte e Sul, que chegará até Estrela d´Oeste (SP) estará concluída até no máximo o começo do próximo ano. O anúncio foi feito em suas redes sociais em maio deste ano.

Em 2012, a VALEC concluiu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA dos trechos Barcarena (PA) a Açailândia/MA e de Estrela d’Oeste (SP) a Panorama (SP). Também contratou o EVTEA dos segmentos Panorama (SP) a Chapecó (SC) e Chapecó (SC) a Rio Grande (RS). Com isso, será concluída a ligação ferroviária Barcarena (PA) a Rio Grande (RS) com 4.787 km de extensão, o que vai configurar uma verdadeira espinha dorsal dos transportes ferroviários.

Assessoria de Imprensa do PR Minas – Frederico Luiz com informações da
Elô Bittencourt – Assessora de Comunicação – Gabinete do dep. Aelton Freitas- 61-32155204

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