NOTA OFICIAL

NOTA A IMPRENSA

O PARTIDO LIBERAL realizará a sua convenção na data de hoje, 20 de julho, a partir das 14:00 horas, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O PL de Minas vem trabalhando na montagem das chapas majoritárias e proporcionais desde o ano de 2021, observando igualdade entre os candidatos e candidatas, nos termos da legislação eleitoral.

Nos últimos meses a agremiação teve uma enorme procura de filiados e possíveis candidatos, completando todas as chapas proporcionais, tanto para Deputado Estadual, quanto para Federal.

Ao mesmo tempo estamos em diálogo com outros partidos para formação de coligações majoritárias e indicação dos demais candidatos do PL, o que será decidido no momento oportuno.

Na última terça-feira, 19 de julho, o PL foi surpreendido com uma conduta de dois assessores da Deputada Rosângela Reis, que invadiram a sede do Partido, pegaram a chave da porta principal e mantiveram um funcionário e uma funcionária em cárcere privado, impedindo-os de saírem para suas respectivas residências, constrangendo-os e proferindo agressões verbais.

Essa atitude causou estranheza, uma vez que até o dia 25 de maio de 2022 a Deputada Rosângela Reis se encontrava filiada em dois partidos (MDB e PL), ocasião em que o juiz da Zona Eleitoral de Ipatinga decidiu, a pedido dela, pela filiação ao Partido Liberal, sendo que a comunicação chegou a esta Sigla somente no início de junho.

De forma democrática, a direção do partido garantiu a inscrição do nome da pré-candidata Rosângela para disputar em igualdade de condições com outras filiadas e filiados do partido a uma vaga para Deputada Estadual, nos termos do Estatuto Partidário e da legislação vigente.

Vale salientar que o Partido Liberal vem conduzindo os trabalhos em conformidade com a sua autonomia partidária, isonomia entre os filiados e filiadas, na esteira da decisão do Supremo Tribunal Federal, proferida no
âmbito da ADI 2530, ocasião em que decidiu, também, pela inexistência da denominada candidatura nata.

Portanto, caberá à convenção partidária a escolha dos nomes dos seus candidatos e candidatas, sendo esta uma decisão soberana e democrática, que deverá ser respeitada pelo Partido Liberal.