Senadores

Carlos Alberto Dias Viana, nasceu em Braúnas, em 22 de março, de 1963.  Tem 59 anos, sendo 23 deles dedicados ao jornalismo em televisão, rádio, jornais e revistas. Casado com a empresária Solange Viana, tem dois filhos e dois netos.

Formado em Jornalismo com especialização em Gestão Estratégica de Marketing pela UFMG, foi professor universitário com passagens pela PUC-MG, UniBH e Newton Paiva.

Antes de atuar no jornalismo, trabalhou durante seis anos como representante em Minas Gerais da Lufthansa – Linhas Aéreas Alemãs. 

Antes de atuar no jornalismo, trabalhou durante seis anos como representante em Minas Gerais da Lufthansa – Linhas Aéreas Alemãs.

Na televisão, iniciou como repórter da Rede Minas de Televisão, TV Globo Minas e TV Globo Bahia. Após voltar à Minas Gerais em 1999, ganhou visibilidade ao ser repórter e apresentador do Jornal da Alterosa, exibido pela rede de televisão mineira TV Alterosa. Em 2004, Viana deixou o cargo de apresentador e editor assistente no Jornal da Alterosa, para apresentar e editar o Alterosa Urgente.

Em outubro de 2004, foi para os Estados Unidos onde atuou como editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper.

Ao retornar ao Brasil, em 2007, Carlos Viana foi contratado pela TV Record para apresentar o telejornal MG Record. Na rádio Itatiaia de Belo Horizonte, foi âncora do programa Plantão da Cidade.

Em outubro de 2018, foi eleito Senador por Minas Gerais com mais de 3,5 milhões de votos. No Senado, destacou-se como relator da CPI de Brumadinho, que investigou as causas e os responsáveis pela tragédia. Como membro das mais importantes Comissões do Senado, tem atuado nas áreas de educação, economia, comunicações, relações exteriores, infraestrutura e segurança pública.

Carlos Viana se destaca como um dos parlamentares mais atuantes do Senado Federal. Desde que assumiu o mandato, apresentou 28 Projetos de Lei e Propostas de Emendas à Constituição. Entre as proposições de Viana aprovadas pelo Senado, está o projeto que destina recursos das loterias para o esporte paraolímpico, que também foi aprovado pela Câmara dos Deputados e se transformou em lei federal.

Em dezembro de 2020, Carlos Viana assumiu o cargo de Vice-líder do Governo no Senado Federal. Pela influência que exerce no Parlamento, é escolhido como relator de importantes matérias debatidas em plenário. Em pouco mais de três anos de mandato, já assumiu 56 relatorias, entre as quais estão o projeto de lei que incluiu municípios de Minas Gerais na área da SUDENE e a Medida Provisória que alterou a legislação do setor aéreo brasileiro.