Secretário de Estado afirma que Hidroex não será fechado

DSCF4348 (1)

“Não abriremos mão do que foi construído. O Hidroex continuará forte, vigoroso e vai avançar”. Essa foi a promessa do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Miguel Corrêa, diante dos rumores do possível fechamento da Cidade das Águas Unesco-Hidroex. A afirmação foi feita para todos os presentes à audiência pública da Comissão Extraordinária das Águas da ALMG, que ocorreu em Frutal, cidade-sede do Hidroex no Brasil, nessa sexta-feira (8/5).

O deputado estadual Arnaldo Silva (PR), solicitante da reunião, fez um requerimento que foi aprovado pela comissão, com o consentimento de Miguel Corrêa, para a formação de um grupo de trabalho que estude formas de efetivar a implementação de toda a “Cidade das Águas”. Esse grupo terá como integrantes membros da ALMG, da Secretaria, do Hidroex, da Câmara Federal, da Agência Nacional das Águas (ANA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da UNESCO e da Fundação Jacques Cousteau.

“O objetivo esse grupo é estabelecer um cronograma eficaz para o término das obras, para o funcionamento pleno dos laboratórios, para a contratação de pessoal e para o financiamento e custeio permanente da Fundação Centro Internacional de Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água”, explicou Arnaldo.

 

CONVERGÊNCIA – A reunião foi formada por deputados da base governista e da oposição que estavam preocupados com os rumos da instituição. “Viemos até Frutal para viabilizar o futuro do Hidroex. Ele é o maior órgão capacitador de água da América Latina e não poderia ter o seu fim decretado”, declarou o presidente da comissão, deputado Iran Barbosa (PMDB).

O ex-secretário Nárcio Rodrigues (PSDB) disse que Minas Gerais tem a responsabilidade de tratar os recursos hídricos e desenvolver pesquisas que tragam alternativas para o combate da crise hídrica enfrentada por todo país.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião os deputados estaduais Elismar Prado (PT), João Alberto (PMDB) e João Vítor Xavier (PSDB); os deputados federais Adelmo Leão (PT) e Caio Nárcio (PSDB); o ex-presidente do Hidroex Octávio Elísio de Brito; o Gerente-Geral de Articulação e Comunicação da ANA, Antônio Félix; o prefeito de Frutal, Mauri José Alves; e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Luís de Oliveira.

 

Assessoria de Imprensa do PR Minas;Assessoria de Comunicação do dep. Arnaldo Silva (PR) – Gab. Parlamentar em Belo Horizonte.

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.