Samuel sugere projeto para reutilização do óleo de cozinha.

Uberaba – Criar em Uberaba um projeto com a finalidade de implantar e fomentar o reaproveitamento do óleo de cozinha é o intuito do vereador Samuel Pereira (PR), que apresentou requerimento no Plenário, sugerindo a ideia ao Executivo.

Segundo o vereador, o produto seria usado na fabricação de sabão neutro com baixo PH. Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. “Os prejuízos decorrentes do descarte incorreto de óleo usado são grandes, e, por isso, as prefeituras de algumas cidades já estão se conscientizando e se mobilizando para dar o destino correto ao produto”, disse.

Samuel explicou que o objetivo do projeto é passar orientações aos recicladores, criar cooperativa com depósito para armazenar o produto, e depois encaminhá-lo à venda, e implantar uma fábrica de sabão. “Métodos têm sido criados para reciclar o produto com o objetivo de evitar que ele seja lançado na rede de esgoto. Instituições, prefeituras e pessoas de todo o mundo tem usado o óleo de cozinha na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. Esse é um projeto que, além de colaborar significativamente com o meio ambiente, fabricará um produto que, certamente, poderá atender também aos órgãos do Município, gerando economia ao Poder Público”, frisou o parlamentar.

Fonte:  Assessoria de Imprensa do PR Minas – Frederico Luiz com informações do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Uberaba.
Jornalista: Karla Ramos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.