Proposta do presidente do PR Minas garante celeridade na contratação de crédito por municípios

m_680-300x200

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei Complementar 146/12, do deputado e presidente do PR Minas, Bernardo Santana, que repassa aos estados a tarefa de verificar se os municípios estão cumprindo os limites e condições previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar 101/00) para contratação de operações de crédito.

A mudança, segundo Bernardo Santana, dará mais celeridade ao processo, que atualmente é atribuição da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda. “A demora na análise dos processos está prejudicando os municípios brasileiros. Há casos de documentos que aguardam análise pela STN há mais de quatro meses”, explicou.

De acordo com a proposta, será tarefa do Ministério revisar a verificação feita pelos estados. O texto, no entanto, mantém inalterada a competência da Fazenda nos casos em que as operações de crédito envolverem a União, os estados e o Distrito Federal.

Ainda conforme o projeto, o município interessado deverá ser informado sobre o resultado da verificação, bem como da revisão, no prazo máximo e improrrogável de 30 dias, a contar da data em que a solicitação tiver sido feita.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Como tramita em caráter conclusivo, se for aprovada por todas as comissões designadas seguirá direto para análise no Senado, sem precisar passar pelo Plenário da Câmara.

Fonte: www.bernardosantana.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.