Brasília – O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.
O objetivo da Campanha Novembro Azul é promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha tem a missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde. |
|||
O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.
Para quebrar esse preconceito, o objetivo é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele. A cada seis homens um tem a doença. Em 2015 a estimativa é que 69.000 novos casos sejam diagnosticados. Se detectado precocemente tem de 80 a 95% de chance de cura. A cada dez pacientes em países subdesenvolvidos, de 3 a 4 pacientes morrem. Nos países desenvolvidos, a estatística é de 1 a 10. O PR Mulher está engajado na luta contra o câncer de próstata! Fonte:PR Mulher Nacional – Anabel Losada |
|||