PL do deputado Bernardo Santana compõe temática do I Congresso Jurídico dos Delegados de Polícia, RJ

Gustavo_Lima-Ag_Camara-1-221112

 

O deputado e secretário do Partido da República (PR) de Minas Gerais,Bernardo Santana, participa nesta segunda-feira (17) do I Congresso Jurídico dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro. Ele foi convidado para falar do Projeto de Lei de sua autoria, que dá mais efetividade à proteção da mulher vítima de violência doméstica, por meio do aperfeiçoamento da Lei Maria da Penha (PL 6433/13).

Promovido pela Fundação de Apoio e Pesquisa da Polícia Civil (FAEPOL) em parceria com o Instituto Justiça & Cidadania, o evento tem como objetivo a produção de enunciados que sirvam de orientação aos Delegados de Polícia no exercício da função.

O PL

O Projeto de Lei 6433/2013 permite que a autoridade policial tenha acesso aos processos judiciais e às medidas protetivas já deferidas judicialmente, ao invés de encaminhar o processo a um juiz que determinará as ações em até 48 horas, modo que vigora atualmente.

“No calor dos acontecimentos, logo que a vítima procura a polícia, na grande maioria das vezes, o agressor foge para evitar sua prisão em flagrante, valendo-se de brechas na legislação que impedem a adoção de medidas necessárias à efetiva proteção da vítima, seus familiares e seu patrimônio”, explicou Bernardo Santana.

Hoje, mais de 15 casos de violência doméstica e familiar contra a mulher são registrados por hora em Minas Gerais, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social. O objetivo do Projeto de Lei é reverter este quadro.

Tramitação

Frente à relevância e urgência da matéria, o deputado Bernardo Santana apresentou um requerimento de urgência que, se aprovado, dará celeridade à tramitação do PL, permitindo que a discussão e votação do projeto vá direto ao Plenário da Casa.

 

Assessoria de Imprensa do deputado Bernardo Santana/Assessoria de Imprensa do PR Minas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.