Líder do PR realiza Seminário sobre Educação Domiciliar

A Frente Parlamentar de Educação Domiciliar, lançada em maio deste ano pelo deputado federal Lincoln Portela (MG), líder do Partido da República, realizou, na tarde de ontem (7), o primeiro Seminário Internacional de Educação Domiciliar, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. A Educação Domiciliar está disposta no PL 3179/2012, que é de autoria do deputado Lincoln Portela e garante que a educação básica possa ser realizada em casa, desde que seja essa a vontade dos pais ou responsáveis e que o Poder Público faça o devido acompanhamento da aprendizagem.

De acordo o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) Fernando Gomes Braga, existem no país cerca de 400 famílias que já aderem à Educação Domiciliar, mas estima-se que o número seja maior, já que muitas famílias não declaram a prática por medo de estarem fazendo algo ilegal. Para Portela, a Educação Domiciliar fomenta o autodidatismo, a pesquisa e a naturalidade do ensino, o que culminará em um produto cultural para os alunos.

Thiago Duarte, 31 anos, é bombeiro militar e divide com a esposa a educação da filha de 4 anos de idade. Representante dos pais da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), ele conta que a opção de educar a filha em casa ainda causa estranheza. “Parece que somos obrigados a levar a criança para a creche e transferir para o Estado ou para a Constituição uma responsabilidade que é da família.”

O deputado explica que a Educação Domiciliar não tira o valor da escola. “É uma modalidade, não uma imposição, que já acontece em 25 países, pelo menos”.

O PL 3179/2012 está em fase de despacho das Comissões de Educação e Cultura e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Fonte: www.lincolnportela.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.