Líder do PR na Câmara participa de aprovação que garante auxílio à agricultura familiar

aprovação agricultura familiar

A Câmara dos Deputados aprovou na ultima semana, a Medida Provisória 635/13, que autoriza o pagamento de um adicional mensal do benefício Garantia-Safra a agricultores familiares que sofrem com a perda de safra por motivos de intempéries climáticas. A proposta aguarda votação de emendas apresentadas. O Líder do Partido da República na Câmara, deputado federal e secretário do PR Minas, Bernardo Santana, votou favorável a medida.

A medida permite aos agricultores que participam do programa Fundo Garantia-Safra receber um adicional de R$ 155,00 até abril desse ano, desde que já tenham recebido as parcelas regulares do benefício relativas à safra 2012/2013.

Dentre as mudanças, a MP também autoriza a União a conceder subvenção a produtores de cana-de-açúcar do Nordeste e do estado do Rio de Janeiro, e incluiu agricultores familiares de municípios do Espírito Santo atingidos pelas chuvas em 2013 entre os beneficiários desse adicional, e também do adicional do Auxílio Emergencial Financeiro.

Outro Estado que deve ser beneficiado com o cadastramento e inclusão na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste Sudene, é Minas Gerais. O líder do PR, Deputado Bernardo Santana, foi um dos que votou favorável à MP. Segundo o parlamentar, o Estado tem a maior área de Sudene do país.

“Nada mais justo a inclusão das áreas da Sudene no Estado de Minas Gerais, como no Vale do Mucuri, do Jequitinhonha, região Norte. Minas tem a maior área da Sudene no Brasil. É onde começa a Sudene. Portanto, nada mais justo que incluir aqueles que, independente da fronteira geográfica, tem o mesmo sofrimento, a mesma dificuldade, por isso encaminhamos sim,” defendeu Bernardo.

 

O que é?

O Fundo Garantia-Safra garante indenização aos agricultores familiares de municípios localizados na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Para receber o benefício é necessário comprovar a perda de, no mínimo, 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão devido ás intempéries climáticas, sejam inundações ou seca.

 

Novidades à Vista

A novidade no relatório é a autorização para que a União pague, segundo disponibilidade orçamentária, subvenção aos produtores independentes de cana-de-açúcar do Nordeste e do Rio de Janeiro que tiveram a safra de 2012/2013 afetada pela seca.

A subvenção será limitada a 10 mil toneladas por agricultor, com preço de R$ 12 por tonelada de cana. O pagamento deverá ocorrer em 2014 e em 2015, contanto que a cana tenha sido entregue a partir de 1º de maio de 2012, no caso do estado do Rio de Janeiro; e a partir de 1º de agosto de 2012, quanto à região Nordeste.

Tamanha é a preocupação com a safra, uma vez que a produção de cana e de etanol é a principal atividade econômica na região.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.