Irlan Melo vereador do PR de Belo Horizonte defende uma BH mais justa

foto_irlan_melo_oficial-site

“Quero uma cidade mais justa para meus filhos crescerem”

 

Nome: IRLAN CHAVES DE OLIVEIRA MELO (IRLAN MELO)

Nome Político: Vereador Irlan Melo

Partido : PR

Idade: 41 ANOS

Naturalidade: BELO HORIZONTE

Profissão: ADVOGADO

Principal (ais) Região (ões) / Bairro (s) em que foi votado na cidade: REGIONAL OESTE; BARREIRO E VENDA NOVA.

Votos: 4.047  

 

irlan-melo-posse– Quem é Irlan Melo?

 

Casado, pai de quatro filhos atuo como advogado há mais de 19 anos, sou pós-graduado em Processo Civil e graduado também em Teologia. Cresci no bairro Novo das Indústrias e hoje moro na região Oeste de BH. Durante minha trajetória desenvolvi várias atividades sociais, dentre elas, faço parte da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MG. Idealizei o Movimento #AcordaBH, que tem como objetivo o despertar dos direitos das pessoas como cidadãos. Participo semanalmente na TV e rádio com o quadro “O Seu Advogado”, que é focado em orientar e esclarecer os direitos das pessoas.

Entrei para política por que quero uma Belo Horizonte mais justa para meus filhos crescerem. A política tem feito com que eu conheça e trabalhe em realidades que totalmente distintas, costumo dizer que isso me faz uma pessoa melhor. Espero contribuir para melhorar a realidade dos lugares que visitei e honrar cada um dos 4047 votos que recebi.

 

 

– Quais as suas principais propostas como vereador de Belo Horizonte?

 

Durante minha campanha disse que vou defender os direitos das pessoas e trabalhar por justiça, e o movimento #AcordaBH trata disto também. Segurança pública de qualidade, uma saúde humanizada e que funcione, oportunidades de trabalho e renda são direitos das pessoas como cidadãos, e vamos cobrar insistentemente para que estes direitos sejam respeitados. Vamos trabalhar também para garantir que sejam cumpridos os direitos dos idosos, a inclusão das pessoas com deficiência, e que as comunidades e periferias recebam o mesmo tratamento que é dado à zona Sul pela prefeitura.

        Minha principal promessa de campanha foi trabalho duro durante o mandato e retorno, no sentido de prestar contas à população. O Vereador é um servidor público, e tenham certeza de que estamos preparados e focados para que os resultados apareçam o mais rápido possível.

 

 

– Qual a sua área de atuação? Em quais regiões da cidade pretende focar o trabalho?

 

Como advogado, minha principal atuação é na defesa dos direitos das pessoas como cidadãos, isto engloba tantos os direitos básicos, como saúde, segurança e educação, como direitos específicos, por exemplo, o direito da pessoa com deficiência, dos idosos, entre outros. Nossa votação foi bem expressiva nas regionais Oeste, Barreiro e Venda Nova, por isso vamos priorizá-las. Porém, como vereador de Belo Horizonte, não posso ficar alheio ao restante da cidade, pois, além de ter sido votado em outras regionais, ainda que em menor número, minha responsabilidade é com todos os cidadãos belorizontinos.

 

 

– Em relação à habitação, a cidade cresceu desordenadamente, com diversas ocupações e áreas de risco. Como enfrentar esses problemas e propor alternativas ao prefeito?

 

        As ocupações são conseqüência de um problema de habitação presente em todas as metrópoles brasileiras, a moradia é um direito garantido pela constituição brasileira, e hoje temos um déficit habitacional que é um desafio para o poder público.

        As ocupações devem ser mapeadas e estudadas, cada uma em suas diversas especificidades. É preciso dar dignidade às famílias que residem nas ocupações, algumas delas já têm estrutura de bairro, mas não são legalizadas, isto dificulta a chegada de uma infraestrutura adequada, saneamento básico, água, luz, entre outros.

        Outro problema mais urgente é referente às famílias que ocupam áreas de riscos, estas pessoas devem ter uma atenção especial por parte do prefeito. O poder público precisa investir, acredito que a melhor alternativa é a remoção destas famílias para conjuntos habitacionais, e a fiscalização contínua para que áreas de risco não sejam ocupadas novamente.

 

– O transporte público é um dos principais anseios do cidadão. O que fazer para promover melhorias à população belo-horizontina?

 

Não é por menos que o transporte público tem sido um anseio do cidadão belorizontino, ele impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. O transporte é um bem público, e não um bem de mercado como vem sendo tratado. Os preços das passagens só aumentam e a sensação que se tem é que a qualidade do serviço não cresce de modo proporcional. Temos que inverter a lógica atual, legislar e fiscalizar de acordo com o que a população necessita, e não priorizar as empresas de ônibus.

As obras do metrô já deveriam ter sido iniciadas há tempos, porém, a vontade política é pouca, temos que cobrar para que este projeto saia do papel. O MOVE é uma boa alternativa, mas não basta apenas construir os corredores, é preciso que toda a rede de transporte funcione e se integre. É inaceitável o modo como os bairros periféricos são atendidos, com pouquíssimas linhas, e ônibus totalmente sucateados.

No nosso mandato iremos trabalhar para que o transporte volte a ser um bem público e atender de fato a população. Precisamos inovar a forma em que pensamos a mobilidade de Belo Horizonte, é um tema importantíssimo que deve ser tratado como uma política pública de desenvolvimento econômico, cultural e social de nossa cidade.

 

– De acordo com o que foi dito durante a campanha e após a nomeação do secretariado da PBH, o prefeito Alexandre Kalil, pretende fazer um governo apartidário. Você acha que isso pode atrapalhar a negociação com os vereadores ou é indiferente?

 

        É impossível fazer um governo ser totalmente apartidário, qualquer governante tem que se relacionar com a Câmara e o nosso novo prefeito sabe disso. Por outro lado, é cada vez menor a influência ideológica dos partidos nos governos, é necessário gerir a máquina, e um secretariado técnico é importante para o bom funcionamento das diversas áreas que uma prefeitura deve atender.

        Acredito que neste momento de crise, nós vereadores temos que ficar atentos às demandas prioritárias da cidade, o debate é sempre saudável, mas a coerência da administração pública deve estar acima das preferências ideológicas partidárias.

        Nós vereadores somos os representantes mais próximos da população de Belo Horizonte, sendo assim, o prefeito Alexandre Kalil deve ser coerente e trabalhar em harmonia com a Câmara. Acredito que se for trabalhado desta forma, um secretariado mais técnico e menos partidarizado não será um problema durante sua gestão.

————————————————————————————————————————————————-

Pingue – Pong

A Favor ou Contra

 

– Comércio de Animais no Mercado Central:

 

As promotorias de defesa do meio ambiente, do consumidor e da saúde alegam que existem vários tipos de maus tratos aos animais vendidos no mercado central. Realmente são vários os laudos apresentados de animais machucados, cegos, mutilados, isto é inadmissível. Além disso, existe uma norma que proíbe a venda de animais e alimentos no mesmo espaço por questões de saúde, se existe a norma o Mercado Central não pode ser isento. Porém, nem todos os comerciantes do Mercado submetem seus animais aos maus tratos, sendo assim, seria interessante disponibilizar alternativas de algum outro espaço mais apropriado, que tenha a estrutura necessária para o bem estar dos animais sem perder de vista a questão cultural envolvendo o local e todas as atividades ali desenvolvidas. 

 

 

– Renovação de vereadores na Câmara Municipal de BH: A favor, para o bem da democracia.

 

– Coleta Seletiva: A favor, e deve ser mais estimulada.

 

– Plano Diretor: Precisa ser bem estudado para que não tenhamos ainda mais privilégios em nossa cidade e ao mesmo tempo não impeçamos o desenvolvimento.

 

– Cota para negros nas faculdades públicas: A favor, desde que seja acompanhada por analises socioeconômicas do estudante e agregada a políticas públicas para minimizar essa necessidade atual, mas que não deve ser perpétua.

 

– Lei do Silêncio: A favor, mas dentro de um limite razoável e com fiscalização efetiva.

 

– Feira da Afonso Pena: A favor.

 

– Direitos para o público LGBT: A favor de direitos igualitários para todos os cidadãos, independentemente do gênero.

 

– Condomínios na cidade: Contra, caso o condomínio privado se aproprie do que é público.

 

Assessoria de Imprensa do PR Minas – Frederico Luiz

Mais informações : 31-99410-1111/ comunicacao@plminas.org.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.