Frente Parlamentar pela Educação Domiciliar é lançada por Lincoln Portela

m_IMG_7526

O deputado Lincoln Portela (MG), líder do PR, lançou na manhã da última  terça-feira (29), a Frente Parlamentar Mista de Educação Domiciliar. Autor do Projeto de Lei nº 3179/12, que regulamenta a modalidade de ensino em casa, o líder recebeu autoridades parlamentares e representantes dos movimentos que defendem a proposta, iniciando as discussões na Câmara dos Deputados.

Os participantes deram depoimentos sobre as experiências bem sucedidas de pais que assumem a educação integral de seus filhos. A prática é comum em países desenvolvidos como Estados Unidos e Canadá, mas também em países em desenvolvimento, como China e México e subdesenvolvidos, como é o caso do Paraguai.

Entre os integrantes da mesa estavam o diplomata americano, adido de Agricultura na Embaixada dos Estados Unidos, Caleb O`kray; o sociólogo colombiano, Edilberto Sastre; o presidente da Associação Nacional da Educação Domiciliar (ANED), Ricardo Iene Dias e o diretor Jurídico desta associação, Alexandre Magno.

O diplomata americano falou ao público das suas experiências: de ter sido educado em casa e de, juntamente com sua esposa, educar seus três filhos em casa. Ele parabenizou a iniciativa e disse que está “empolgado” pelo sucesso da modalidade no Brasil.

Outros convidados que externaram a experiência foram os irmãos Jônatas e Davi, filhos de Cléber e Bernadeth Nunes. Os meninos, de 18 e 19 anos, não frequentam a escola desde 2005. Os pais enfrentam processo judicial com o argumento de terem praticado “abandono intelectual”.

De acordo com Cléber, os irmãos foram estimulados a se  desenvolverem  nas áreas que mais os interessava, no caso, tecnologia de softwares e computação. O esforço rendeu a dupla cinco dos oito prêmios de desenvolvimento de aplicativos na Campus Party (feira que reuniu em 2012 mais de sete mil estudantes de computação e engenharia).

No lançamento da Frente alguns parlamentares foram à tribuna elogiar a iniciativa, como Gonzaga Patriota (PSB-PE), Laércio Oliveira (PR-SE), Luciano Castro (PR-RR), Izalci (PR-DF), Paulo Freire (PR-SP) e o deputado distrital, Raad Massouh (PPL). Os parlamentares falaram da importância de se pensar alternativas de ensino que contribuam para uma maior qualidade do Sistema Educacional Brasileiro.

O deputado Izalci Lucas (PR-DF) declarou que a proposta é uma iniciativa louvável e que todo cidadão tem o direito de educar seus filhos. Gonzaga Patriota manifestou seu apoio à Frente e frisou que quando não existe educação, não existe desenvolvimento.

Saiba mais:

Link da entrevista à rádio Câmara: 

http://www2.camara.gov.br/radio/materias/MANHA-NO-PARLAMENTO/418571-ENTREVISTA:-LINCOLN-PORTELA-EXPLICA-PROPOSTA-DE-EDUCACAO-BASICA-DOMICILIAR.html

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.