Deputado Arnaldo Silva reúne subsecretário antidrogas e comunidades terapêuticas de Uberlândia

09-11-Comunidades terapeuticas (17)

Uberlândia – Pela primeira vez na história de Uberlândia, o deputado estadual Arnaldo Silva (PR) reuniu o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Rafael Miranda; as Comunidades Terapêuticas da cidade; a Polícia Militar e os vereadores. A intenção era que todos se unissem para aprimorar as políticas públicas estaduais voltadas para o combate ao uso de drogas, prevenção e assistência especializada aos dependentes químicos. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (9/11) na Câmara Municipal de Uberlândia.

Essa pauta era um compromisso de campanha do deputado Arnaldo Silva. “Queremos melhorar o diálogo entre o estado, o legislativo e as comunidades terapêuticas. É comum, por exemplo, a falta de vagas em clínicas especializadas para mulheres dependentes químicas. Elas necessitam de um cuidado diferenciado, até mesmo, porque muitas têm uma gravidez precoce”, explica.

PROPOSTAS – Entre as sugestões defendidas na reunião estão a manutenção e ampliação do cartão Aliança pela Vida. Por meio dele, as clínicas recebem um valor do governo estadual para auxiliar no tratamento dos dependentes. Outra medida seria desvincular as comunidades terapêuticas da Secretaria de Estado de Saúde e vinculá-las à Secretaria de Estado de Defesa Social. Desta forma, as entidades receberiam as emendas e convênios diretamente da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas.

A apreensão de bens que sejam produto ou proveito do tráfico também deveriam ser alienados para que os valores arrecadados fossem direcionados às instituições antidrogas. Mas a burocratização tem inviabilizado tal procedimento. A intenção do deputado Arnaldo Silva é facilitar a execução da medida.

 Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar também é outra ação que deverá ser ampliada em Minas Gerais. Todas essas sugestões serão apresentadas como emendas pelo deputado Arnaldo Silva no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) que está tramitando na Assembleia Legislativa. O PPAG sistematiza todos os projetos e atividades que o governo estadual pretende desenvolver nos próximos quatro anos.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião os vereadores Alexandre Nogueira (presidente da Câmara), Doca Mastroiano, Wilson Pinheiro, Ismael, Rodi, Luiz Cláudio e Norberto Nunes; os militares Tenente Coronel Ailton Donizete e Rildo de Oliveira; o Grupo Salva Vidas (Pastor Marcos Siqueira); CEAMI (Pastor Onézimo Domingos, Pastor Itamar e Rogério Vieira); Fundação Frei Antonino Puglisi (Fernanda Alves e Ronaldo A. Sobrinho); SER (Pastor Renato Duarte e Ludimila Ferreira); CAPS´AD (Aparecida); Desafio Jovem Peniel (Pastor Marcos Aurélio) e Ser Livre de Araguari (Jeovane).

Assessoria de Imprensa do PR Minas – Frederico Luiz com informações da Assessoria de Imprensa do dep.est.Arnaldo Silva – Janaina Massotte

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.