Deputada Brunny cobra pressa da Samarco para recuperação do Rio Doce e das áreas atingidas pelo desastre em Mariana

08 06 16 2

(Brasília, 8/06/2016) – A deputada Brunny (PR-MG) participou, em Brasília, de reunião com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a presidente do Ibama, Suely Araújo, e o presidente da mineradora Samarco, Roberto Carvalho, para discutir a situação da população atingida pelo desastre ocorrido na barragem de Fundão, em Mariana (MG), que pertence a mineradora.

“Como deputada solicitei pressa na recuperação do Rio Doce, essencial para a sobrevivência das populações atingidas e informações a respeito da qualidade da água, se ela não oferece nenhum risco para a saúde”. Sobre o questionamento da deputada Brunny, o presidente da Samarco garantiu que após análise da água em três diferentes laboratórios, ficou constatado que a ela pode ser consumida pela população.

O ministro Sarney Filho cobrou pressa para o início das obras dos diques rompidos e a garantia do pagamento dos seguros remanescentes. O ministro do Meio Ambiente também pediu a participação de representantes da população atingida, inclusive dos índios, no comitê interfederativo criado especialmente para discutir um plano de ação para enfrentar as consequências do rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana.

O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em novembro de 2015, destruiu o distrito mineiro de Bento Rodrigues. Os rejeitos atingiram mais de 40 cidades de Minas Gerais e no Espírito Santo e chegou ao mar. O desastre ambiental é considerado o maior e sem precedentes no Brasil.

Durante a audiência, o presidente da Samarco disse que a mineradora, cujas donas são a Vale e anglo-australiana BHP, tem a intenção de voltar a operar até o fim deste ano.

A presidente do IBAMA, Suely Araújo, disse que entre as propostas apresentadas pelo comitê interfederativo é que a Samarco apresente em dez dias o plano de ação para os rejeitos, os sistemas alternativos que serão utilizados para captação de água nos doze municípios atingidos; e o cronograma de obras para a dragagem emergencial da barragem de Fundão e de contenção provisória.

“Foi uma reunião bastante produtiva e esclarecedora. Fiquei satisfeita ao verificar que o Ministério do Meio Ambiente criou um comitê exclusivo para acompanhar as ações que estão sendo feitas em benefício das famílias atingidas, com a participação de representantes atingidos pelo desastre, com a criação de um comitê indígena”, disse a deputada.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente a reunião do comitê interfederativo ocorre a cada dois meses. No entanto, o próximo encontro foi antecipado para os dias 11 e 12 de julho devido à gravidade da situação.

Assessoria de Imprensa do PR Minas/Frederico Luiz  com informações da Assessoria de Imprensa da dep.fed.Brunny – : Elisabel Ferriche (61) 99265-2682

Fotos: Fabiano Neves

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.