Câmara entrega medalhas em comemoração aos 25 anos da Constituição

m_medalha-300x197

O deputado Bernardo Santana, do PR Minas, participa nesta quarta-feira (27), da sessão solene que homenageará os colaboradores que atuaram nos debates e na elaboração da Constituição de 1988, entre eles o ex-deputado José Santana de Vasconcellos (PR/MG): pai do parlamentar e um dos constituintes que tiveram o maior número de emendas aprovadas.

“Avançamos muito graças ao trabalho dos constituintes, entre os quais tenho a honra de citar o nome do meu pai José Santana. Assim, as homenagens constituem um justo reconhecimento público ao trabalho daqueles que contribuíram para a construção da nossa Constituição, que marcou a redemocratização do nosso País, sintonizada com a vontade soberana do povo”, destacou Bernardo Santana.

Com mais de 40 anos de vida pública, José Santana de Vasconcellos ocupou quatro mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e seis na Câmara dos Deputados, deixando o Congresso em 2010. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente do BDMG – Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.

As medalhas que serão entregue aos homenageados, denominadas de Assembleia Nacional Constituinte, foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte. Por causa de uma ação judicial, as medalhas não foram entregues à época e, desde então, ficaram guardadas em um cofre na Câmara dos Deputados. Neste ano, com o arquivamento da ação e a aprovação de um projeto de resolução, o presidente da Câmara dos Deputados decidiu entregá-las aos constituintes e colaboradores que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte.

 

A medalha de ouro recebida pelo presidente da Câmara está exposta na galeria de presentes protocolares no Salão Verde da Câmara dos Deputados. (Crédito: Agência Câmara)


Fonte: www.bernardosantana.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.