Bernardo Santana integra lista dos “ Cabeças” do Congresso

lider-site 2

Relação divulgada pelo Diap, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, lista os 100 parlamentares mais atuantes e influentes do Parlamento

“Cabeças” do Congresso, é o título conferido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Diap, há mais de 20 anos aos operadores-chave do Poder Legislativo – parlamentares cujas decisões ou vetos prevalecem no processo decisório. O respeitado departamento divulgou nesta segunda-feira, 28, a lista dos condecorados de 2014.

Entre os escalados, o líder do PR, Bernardo Santana, se diferenciou e endossou sua presença na listagem. Ainda no primeiro mandato de Deputado Federal, Bernardo estreou participação na lista como parlamentar em ascensão no ano passado, e conquistou após um ano a exclusividade mineira entre os três deputados que saltaram do rol de progressão para o patamar dos 100 mais influentes no Congresso Nacional.

Em sua 21ª edição a clássica lista contou a presença de 12 calouros, no seleto grupo 63 deputados e 37 senadores. Entre os recém-chegados, Bernardo Santana, de 38 anos, é o único mineiro em ascensão da edição divulgada no ano passado que entrou para a alta categoria do Congresso.

Protagonista do processo legislativo

Capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações, com eficiência, são os principais requisitos que caracterizam um parlamentar como protagonista do processo legislativo. Para a classificação, o Diap utilizou-se de pesquisas qualitativas e quantitativas, o que inclui entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos. Ao todo, o departamento conta com cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações em todo país.

Em menos de quatro anos de mandato, Bernardo assumiu 23 relatorias e contribuiu com mais de 150 Projetos de Lei e outras proposições. Atualmente é titular em 7 Comissões, é presidente da Frente Parlamentar de Silvicultura e vice-presidente das Frentes Parlamentares da Infraestrutura Nacional, Ferrovias, e Desburocratização, além líder do PR e do bloco PR/ PTdoB/ PRP na Câmara dos Deputados.

Um dos Projetos de destaque no Congresso e na mídia do mineiro é o PL 6433 de 2013, que agrega à Lei Maria da Penha mais dinamismo no processo de recebimento de denúncia e tomada de ação pela Polícia Civil, que passará a ter autonomia para adotar as devidas medidas protetivas, conferindo agilidade ao procedimento e maior segurança à mulher vítima de violência familiar ou doméstica.

 

Lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional 2014 : http://migre.me/kHt7P

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.