Arnaldo cobra diagnóstico ágil para o tratamento dos autistas

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Deputado Arnaldo diz que, em Uberlândia, mil crianças são registradas com espectro autista por ano –

O deputado Arnaldo Silva (PR) participou, nessa terça-feira (14/4), de uma audiência pública sobre a conscientização do autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril. A reunião também tratou da necessidade de implementação de políticas públicas em relação ao transtorno do espectro autista. O evento ocorreu na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPD) da ALMG.

Arnaldo disse que, de acordo com o Centro de Convivência Autismo e Otimismo de Uberlândia, a cidade registra mil crianças por ano com o transtorno do espectro autista. “Precisamos debater pontos específicos para um diagnóstico ágil. Além disso, necessitamos fortalecer o trabalho de inclusão social e um plano educacional condizente com a realidade das pessoas com autismo”, disse o deputado.

O Centro de Convivência Autismo e Otimismo de Uberlândia atende atualmente 40 crianças com o transtorno e possui solicitação para mais 100 vagas. Na APAE de Uberlândia, a situação não é diferente. A instituição tem uma lista de espera de 300 pessoas.

Políticas Públicas – A assessora da subsecretaria de Estado de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Lorena Abreu Aguiar, explicou que o Governo do Estado está realizando um diagnóstico em todas as macrorregiões de Minas Gerais, para avaliar as principais demandas desse segmento populacional.

O objetivo é subsidiar a implantação de uma política estadual para a pessoa com a deficiência, que consiga alinhar as ações do Estado com as do Governo Federal. Lorena Aguiar informou que também estão sendo levantadas as entidades que podem atender as pessoas com deficiência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessoria de Imprensa do PR Minas/ Assessoria de Comunicação do dep. Arnaldo Silva (PR) – Gab. Parlamentar em Belo Horizonte

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.